MENU

Hospital São Lucas

Hospital São Lucas

Localizado na microrregião do Sertão de Crateús e a 359 quilômetros de Fortaleza, capital do Ceará, Crateús possui, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, uma população estimada em 76.390 habitantes (Censo 2022). Desde 1979 abriga o Hospital São Lucas, fundado pelos médicos José Fernandes da Silva e Francisco Sales de Macedo, que comandaram a instituição até 2001, quando foi transferido para a gestão da Prefeitura Municipal de Crateús.

Em 01 de junho de 2011, após convênio firmado com a Prefeitura, a administração do Hospital São Lucas passou para a Sociedade Beneficente São Camilo e conta atualmente com 164 leitos. A média mensal de pacientes ao longo de 2022 foi de 3.200 pacientes, com atendimentos nas especialidades de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Clínica Obstétrica, Clínica Pediátrica, Clínica Traumatológica e Neonatologia. Para atender a demanda com excelência, a unidade passou por reformas, melhorias e inovações, dentre elas:

  • Informatização de todo o Hospital, com unidade de base de dados e informações;
  • Implantação de normas e rotinas da instituição;
  • Reforma do SAME para mais segurança dos prontuários dos pacientes;
  • Reforma do Refeitório para mais comodidade dos colaboradores;
  • Reforma dos apartamentos da Clínica Padre Zortea;
  • Reforma da Clínica Padre Leonardo;
  • Reforma da Recepção;
  • Implantação da UTI Adulto Nossa Senhora da Saúde dos Enfermos;
  • Implantação da UTI Neonatal;
  • Aquisição de materiais para grande otimização dos procedimentos cirúrgicos, dentre eles o Arco Cirúrgico e a Mesa Cirúrgica.

O Hospital investiu, também, na capacitação, nos treinamentos e no cuidado com os funcionários.

No mês de dezembro de 2014 foi inaugurada a Maternidade Dr. Francisco Soares Costa, com estrutura adequada aos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde - Rede Cegonha para a realização de parto humanizado. A Maternidade conta com cinco quartos PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto) e 22 leitos de Enfermaria.

Em 01 de setembro de 2015 foi assinado convênio para a administração da UPA - Dr Olavo Cavalcante Cardoso. A Unidade de Pronto Atendimento conta com 11 leitos de Observação e uma sala de cuidados emergenciais, com equipamentos de última geração.

Buscando constantemente compreender e avaliar a qualidade de nossa assistência e de nossa equipe de profissionais, o Hospital realiza a Pesquisa de Satisfação feita com os pacientes e a Pesquisa de Clima realizada com os colaboradores, bem como a Avaliação de Desempenho, que visa o desenvolvimento dos colaboradores.

Também são implantadas Comissões que viabilizam e protegem os direitos, a saúde e a segurança dos pacientes e dos trabalhadores, como a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio. O Hospital São Lucas também obteve o Alvará Sanitário, Alvará de Licença Ambiental e o Laudo de Conformidade dos Bombeiros.

Por meio de condutas pautadas na caridade para com o próximo e no trabalho em equipe são realizados anualmente eventos que beneficiam seus colaboradores e toda a comunidade do Município, como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a Semana da Enfermagem, a Semana Multiprofissional e o Congresso da Pastoral da Saúde. Além disso, há também a realização anual de Ações Sociais que buscam sempre levar serviços de qualidade de vida e prevenção para a comunidade.

O prédio do Hospital São Lucas foi recentemente adquirido pelo Governo do Estado do Ceará.

Compartilhe:

LOCALIZAÇÃO

Rua Ubaldino Souto Maior, 1052 - Centro
CEP: 63700-200 - Crateús (CE)

Copyrights © 2023 All Rights Reserved by S1000 Design and Marketing.
Desenvolvido por S1000 Agência | Activa Comunicação